Gal e as letras

Conheçam um pouco da minha história.
    Fui para a escola aos sete anos, mas sonhava com esta possibilidade muito antes, morávamos na zona rural e as minhas irmãs mais velha iam para a escola e eu ficam chorando todas as manhãs, na minha visão elas iam se divertir.
  Chegou meu grande dia e por incrível que pareça desejei está em casa naquele momento, mas logo fiz amizades e a escola tornou-se o melhor lugar para mim. Não demorei muito a aprender a escrever, mas confesso que tive dificuldade de escrever a letra R, parecia a mais difícil do alfabeto; Quanto a leitura, preciso contar uma experiência que marcou a minha vida. Minha mãe, só sabe escrever seu nome como muita concentração e esforço e lia as palavras soletrando, eu já estava na 1ª série e não lia ainda, certa tarde ela me chamou e disse:Sente aqui que eu quero saber como você vai na escola; abriu o e pediu para que eu fizesse a leitura, não conseguir. Ela assentou-se ao meu lado e afirmou energicamente você só se levanta daqui hoje quando conseguir ler. 
  Ela passou a soletrar as palavras e perguntava o que é que dá? ex: co-co, fiquei das quatorze horas às dezenove horas e ela só me liberou quando li um pequeno trecho de Alice no país das maravilhas, foi um sufoco. No dia seguinte no momento da leitura do qual eu sempre fugia ou melhor esquivava de ler, me ofereci para ler naquele dia, a professora ficou surpresa e perguntou o que aconteceu com você Gal?, eu respondi, com a minha mãe chega o dia em que ou lê ou apanha, passei a contar o ocorrido no dia anterior; a professora achou um absurdo o castigo, mas ela não sabia que depois do castigo a minha mãe me abraçou e disse: Você não vai ter os olhos vendados, porque quem não sabe ler é cego.
  Tive dois desejo que não foram realizados na vida estudantil. 1º ter uma estagiária, 2º tocar na banda do Colégio CNEC, escrevia-me sempre mas eram escolhidos sempre os mesmos. O tempo passou fiz o ensino fundamental cursei o 1º ano em contabilidade, desistir e fui morar em São Paulo não me adaptei e voltei, comecei o curso de magistério terminei o 2º grau em 93 e em 96 conclui o curso em contabilidade, mas não exerci nenhuma das formações. Desde 98 dou aulas na Escola Biblíca Dominical para crianças onde as mesmas aprendem lições sobre todas as áreas de suas vidas tendo como base a bíblia. Tive também o privilégio de levar meu pai que era analfabeto a ler e escrever, através do projeto "Alfabetização que Transforma: Construindo Cidadania através da Alfabetização e integração Social". Comercei a trabalhar em outras áreas e me distanciei dos estudos, mas em 2008 despertei-me para a necessidade de continuar a estudar. Em Junho de 2009 comecei a frequentar o cursinho da UNEB em Lapão, meu objetivo era voltar a este ambiente da escola, me colocar no caminho dos estudos, fiz o ENEM e gostei do resultado, mim escrevi no vestibular e para honra e glória do meu Deus, estou no 1º semestre do curso de letras da UNEB, isso é só o começo.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário